A Realidade Aumentada desponta, em 2021, não mais como uma tecnologia “curiosa”, mas sim uma ferramenta de grande potencial para mudar a maneira como enxergamos inovação, entretenimento, negócios e educação.

O ano de 2021 será marcado por várias novidades no mercado de tecnologia, tendo suas marés alteradas principalmente por conta das consequências da pandemia. Veremos uma ênfase considerável em processos e ferramentas que permitam simulações digitais que imitam a vida real – é aí que entra a realidade aumentada!

A realidade aumentada já vem ganhando espaço ao longo dos anos ao permitir integração com o marketing e estratégias de venda no varejo, mas seu potencial tem se mostrado muito mais amplo.

Podemos dizer, então, que 2021 será o ano da realidade aumentada? Para tentar responder e refletir sobre a questão, elencamos alguns dos principais fatos que corroboram essa tese.

Realidade aumentada nas gigantes

O Facebook e a marca de óculos Rayban anunciaram, no fim do ano passado, uma parceria que se materializaria em um óculos de realidade aumentada, a ser lançado em meados de 2021.

Essa empreitada faz parte do Project Aria, em que o Facebook pretende fomentar pesquisas sobre utilização e aplicação da realidade aumentada por meio de “gadgets”, como o óculos a ser lançado. Apesar dos poucos detalhes já divulgados, já sabemos que uma das principais intenções é evitar o fiasco que foi o Google Glass.

Outra gigante da tecnologia que está preparando seu óculos de realidade aumentada é a Apple. A empresa de Cupertino, Califórnia, tem feito declarações no sentido de adiantar em pelo menos dois anos o lançamento de seu produto.

É possível, então, que ainda em 2021 tenhamos um óculos – um headset, na verdade – de realidade aumentada com a marca da maçã. Nos resta esperar e especular sobre suas funcionalidades, que não poderão ser menos do que incríveis!

O primeiro show de realidade aumentada no Brasil

Quando você estiver lendo este artigo, é bem possível que a data do show (23/01/2021) já tenha passado. Mas podemos aqui ficar com o registro do primeiro show de realidade aumentada produzido e transmitido em nosso país, estrelado pelo compositor e cantor Criolo.

O show, nominado Criolo XR, que será transmitido de forma gratuita pelo canal Criolo TV, na plataforma Twitch, terá performances de interação do cantor com diversos recursos de cenário, tudo produzido por equipes especializadas nessa tecnologia.

Você poderá se interessar também por estes artigos:

Educação, trabalho e realidade aumentada

A pandemia que assolou o planeta em 2020 mudou a maneira com que enxergamos e sentimos o mundo, alterando alguns paradigmas de forma profunda. Educação e trabalho, por serem segmentos da sociedade essencialmente presenciais, foram muito afetados.

É nesse contexto que também desponta a realidade aumentada em 2021 e diante, uma vez que dentre suas principais características está a criação/simulação de elementos que compõem a realidade.

Claro, esperamos que a pandemia termine em dado momento – mas alguns paradigmas terão sido alterados para sempre. A praticidade de algumas atividades em formato remoto, mais o uso de ferramentas como a realidade aumentada criou um novo mundo, melhor e mais eficiente.

Nesse contexto, projeções podem enriquecer reuniões de equipe, treinamentos e até mesmo cursos inteiros na modalidade remota, suprindo em grande parte a necessidade de se estar próximo ao objeto estudado.

Conclusão

Com estes três exemplo, cobrimos três fatores bastante preponderantes para estabelecermos, de fato, uma tendência: a inovação, o entretenimento e negócios/educação. Com estas três frentes, é passível de argumentarmos sem medo de errar que 2021 será mesmo o ano da realidade aumentada! Se você gostou deste artigo, não hesite em compartilhar com seus contatos nas redes sociais! Ah, e não deixe de acompanhar sempre o nosso blog!